Terça-feira, 30 de Dezembro de 2003

TIBETE

Pela primeira vez na minha vida vou tentar escrever alguma coisa, se calhar não vai sair nada de interessante, mas mesmo assim, não há nada melhor do que tentar!
E sobre o que eu que eu vou falar, ou melhor, escrever? Bem, não eu sei muito bem, mas o melhor é mesmo deixar as ideias (as poucas ideias que eu tenho) correm à medida que eu vou escrevendo o texto.
Uma das coisas que me vem inquietando os meus pensamentos já ao longo de um anos, uma coisinha talvez insignificante mas que me tem feito muita confusão: oiço falar de direitos humanos por tudo quanto é lado, ouve-se falar de liberdade de pensamento e afins, hoje ouve-se falar de Iraque e a dita invasão americana, de Cuba e as suas últimas execuções, mas nunca se houve falar do Tibete! Ou melhor houve-se falar quando uma das nossas “magníficas” televisões generalistas repõe o filme “7 anos no Tibete” (geralmente é o único que passam, provavelmente por o actor principal ser o Brad Pit).
Eu não tenho legitimidade para falar de direitos humanos relativamente àquela zona do nosso globo, por uma simples razão a cultura asiática tem uma forma diferente de ver essa coisa que a que nós os ocidentais chamamos de Direitos Humanos ou Direitos do Homem e só por isso não posso falar de tal coisa. Mas contudo posso falar de outra coisa, Tibete foi algures no pós II Guerra Mundial invadido pela República Popular China, tendo sido o seu líder espiritual e temporal obrigado a exilar-se, e tirando esse pormenor, ao qual de arrasto o povo do Tibete ficou obrigado a aceitar um outro país, ou melhor ficou a pertencer a outro país, não por livre vontade, mas sim pela força militar. Eu pergunto-me os países ocidentais que tanto se ralaram com a invasão do Iraque (agora à dias), e com as execuções em Cuba também feitas à uns dias atrás e que no fim de contas encheram a boca de tantas palavras de mau agoiro e outras tantas pensadas mas não reproduzidas, mas no entanto do Tibete que é um pequeno país lá no cu de Judas, poder-se-ia dizer assim não ouvi ninguém falar já a um certo tempo, ou melhor eu não e lembro de ninguém falar nesse tal local, que por acaso, mas só por acaso é frio e não deve ter nada de valor (há excepção de uma cultura religiosa que foi… destruída, e à própria cultura do povo tibetano, que também não deve ser lá muito importante, pelo menos nunca ouvi ninguém falar destes fulanos!).
Também não quero vir para aqui dizer mal destes senhores e senhoras que criticaram a invasão ao Iraque pelos Americanos ou das execuções em Cuba, fizeram bem criticar e ralhar pois no meio disto tudo muitos inocentes sofreram desnecessariamente, ou melhor que não deviam ter sequer sofrido, seja pelos danos colaterais (que é um pequeno pormenor da guerra, extremamente insignificante e de pouco interesse, simplesmente estavam na hora erra no local errado) ou pelas pessoas que ao longo dos anos tem sido presas e se calhar executadas em Cuba por não terem a mesma opinião das chefias politicas cubanas. Concordo perfeitamente com isto tudo, os Estado Unidos da América não deviam ter invadido o Iraque, nem o povo Cubano devia estar há tanto tempo sob a chefia da mesma pessoa, há é verdade, também o povo cubano não devia estar há tanto tempo sob embargo (por acaso feito pelos americanos, outro pormenor insignificante) não se compreende porquê nem para quê!!!
Mas contínuo a perguntar-me e o Tibete, faz-me imensa impressão e confusão à minha cabecinha, que até já nem tem assim muito cabelo, porque é que ninguém fala nesse pequeno país que fica lá não sei aonde, mas que ficava perto da China e pelos vistos agora até pertence à China e ninguém se rala lá muito com isso. Mas porquê? Quer dizer, não tem lá nada de valor que interesse às culturas ocidentais, ditas civilizadas e defensoras da Declaração Universal dos Direitos do Homem e que por acaso apregoam por aí o direito à auto-determinação de um povo (seja lá ele qual for e desde que estes defensores possam ganhar alguma coisa com isto defende-se qualquer coisa, nem que seja protagonismo!).
E no meio disto tudo contínuo na mesma, e o Tibete?
publicado por Octávio às 19:17
link do post | comentar | favorito
|
6 comentários:
De Sil31 a 10 de Janeiro de 2004 às 13:35
Pena que este blog tenha hibernado...
De armando a 31 de Dezembro de 2003 às 19:44
Boa.Mesmo muito boa.O mal é começar mas quando se começa a escrever nao sei o quê, sempre sai alguma coisa nem que seja asneiradas,mas á parte eu acho que abordas-te um tema muito interessante até mesmo muito delicado.Que devia ser debatido a nivel mundial.Mas como eles sao uma das maiores potencias ninguem tem coragem para os contrariar.Continua a escrever assim que ainda lhe ganhas o jeito. Um abraço amigo.
De teresa a 31 de Dezembro de 2003 às 01:15
Boa, Octávio!
Com que então um Blog?!!
Hoje não estou com tempo para comentar mas assim que começar o novo ano, cá estarei.
A propósito, bom ano novo para ti e todos os bloguistas da blogosfera.
De neteb a 30 de Dezembro de 2003 às 23:11
Sim, tocaste num ponto muito interessante!
De facto ninguem se preocupa com a invasão do Tibete, durante a qual morreu muita gente e que levou à destruição de inumeros templos muitos deles com centenas de anos e que quase levou à irradicação das tradições e estilo de vida Tibetanos!
Milhares de pessoas (entre elas o XIV Dalai Lama)
foram obrigadas a fugir e a fazer de Dharamsala (India) a sua "nova pátria"... O Tibete goza desde 1965 de uma certa autonomia (que sortudos né? ) mas apenas por questões administrativas e a Região Autonoma do Tibete abrange menos de metade do território historicamente atribuido a esta nação!
A China recusa-se a debater a questão da independência e acusa mesmo o Dalai Lama de fazer propangada de ideais separatistas! Enfim...
O mais engraçado (ou não..) no meio de isto tudo é que apenas um ou dois paises reconhece o Tibete como parte integrante da China... quererá isto dizer que para a restante comunidade internacional nada se terá passado?
Desculpem o grande discurso mas este assunto interessa-me muito e deixo a sugestão de visitarem o site do Governo Tibetano no Exilio WWW.tibet.com .
jokas
De sil31 a 30 de Dezembro de 2003 às 22:23
O ciclo karmico do Tibete está a cumprir-se...Dalai Lama voltará a Lhasa e a ocupar Potala! Um forte abaço
De Z Manel a 30 de Dezembro de 2003 às 19:43
É interessante sim...

E a resposta talvez se encontre no culto da hipocrisia.

A hipocrisia é a roupa que pretende disfarçar a nudez interior...

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Agosto 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. ...

. ...

. ...

. ...

. ...

. ...

. doze anos

. ...

. é importante não esquecer

. só neste país

. pirelli making of

. the Wall

. Monólogos

. Londres vista a correr

. usem protector solar

. Gato Cinzento

. gaivota

. Leituras recomendadas

. a história dos 3 porquinh...

. Apoio Judiciário

. 1 ano

. and justice for all

. O resultado da falta de c...

. Mais uma semana

. Amanhã...

. Teoria do Gato Flutuante

. Confuso

. blogues

. NATAL....

. ~~~~~~~ Mais um Natal ~~~...

. Piadinha

. Doce

. Um ano já está

. sem nexo II

. Aproveita a vida…

. Boa semana

. Porque hoje é Sábado

. “Do Tempo”

. Palavras sem nexo

. Also sprach Zarathustra -...

. Pink Floyd - Another Bric...

. Sexta-feira

. Nada

. Burocracia

. Indios

. Cheiro com saudade

. Virtualismo sexual ou sex...

. Olá!

. Grandola

. 32

.arquivos

. Agosto 2016

. Abril 2013

. Julho 2012

. Fevereiro 2012

. Julho 2011

. Abril 2011

. Janeiro 2011

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Novembro 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Fevereiro 2009

. Setembro 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Abril 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Abril 2007

. Abril 2006

. Março 2006

. Dezembro 2005

. Outubro 2005

. Julho 2005

. Abril 2005

. Janeiro 2005

. Outubro 2004

. Junho 2004

. Abril 2004

. Janeiro 2004

. Dezembro 2003

.tags

. todas as tags

.links

Free Hit Counter
blogs SAPO

.subscrever feeds